14 de janeiro de 2018

À maneira de Camões - II

O mundo às avessas (foto sem autoria atribuída)
Poemas do 8ºF ao desconcerto do mundo.

Maldita sejas fome,
Que cercas o mundo.
Guerras que nunca acabam,
Incêndios a queimar tudo,
Vida inacabada!

Mentalidades retrógradas,
A destruir o mundo.
Deixem as pessoas em paz!
Cada uma com o seu futuro.

Lágrimas correm na face
Daquela pobre criança,
Sem comida, sem água,
Sem qualquer segurança…

                            Luciana Luís e Ana Leonor Grego


Os bons eu vi arder
Nas chamas do desconhecido,
Dias passam sem comer,
Sem beber,
Sem teto para viver.
Com futuro incerto pela frente,
Perdido está o seu presente!

                                   Joana Belo e Lucas Coelho


Com estas mentalidades,
O que se anda a passar?
É este mesmo o mundo
Que temos de melhorar!
Com dinheiro pr’aqui,
Dinheiro pr’ali,
Isto não está a resultar.
Assim o planeta
Deixa de funcionar!
Com a vida às avessas,
Estamos a tentar ganhar
Com toda a gente assim,
Parámos de pensar!

                        Beatriz Inácio e Urânia Pinto


Eu vivi numa guerra
Com fome e falta de água.
De seguida a crise vi…
Ó mundo meu, ó guerra minha!
Os incêndios me bateram à porta,
Sem casa fiquei, nesta crise vivi
Ó mundo meu, ó guerra minha!
E assim será o nosso futuro
O mais incerto que já vi…


              Lara Costa, Marta Valentim, Raquel Martins

1 comentário:

Soledade disse...

Muito bem :-)